MR2 Owners Club Forum banner

Mudando o sensor de banda larga de 4.2 para 4.9?

51K views 26 replies 5 participants last post by  benckj  
#1 · (Edited)
Estou a usar um controlador Innovate MTX-L há 4 anos e recentemente tive uma falha no sensor de O2 de banda larga, o que não é incomum com estes controladores. Fiz um pouco de pesquisa e as recomendações são para mudar de um sensor Bosch LSU 4.2 para um 4.9, pois eles não são apenas mais precisos, mas também menos propensos a falhas.

Alguém já trocou os sensores e pode me dar alguma orientação? O manual do Innovate MTX-L afirma que isso pode ser feito no software, mas pelo que posso dizer, os conectores do sensor são diferentes. Não tenho certeza se existe um adaptador ou se os conectores podem ser separados e trocados.

Copiado do site Innovate:

https://www.innovatemotorsports.com/support/49.php

#4 ·
#3 ·
Acredito que o sensor falhou recentemente, pois tive alguns problemas com o meu alternador. Durante o diagnóstico da falha, liguei e desliguei o carro muitas vezes e possivelmente a ciclagem do sensor de O2 durante a fase de aquecimento pode tê-lo danificado.

Além disso, estou pensando que o uso de um temporizador turbo pode resultar em uma vida útil mais curta do sensor. Quando a ignição é desligada na chave, o motor continua funcionando por 30 segundos para arrefecer o óleo e fazer circular o líquido de arrefecimento. Durante esse tempo, a banda larga é desligada, o que aparentemente não é recomendado quando o motor continua funcionando. Vou analisar a fiação para que a banda larga permaneça ligada durante esse período.

#5 · (Edited)
Sim, exatamente, era isso que eu queria dizer. A extremidade do cabo que vai no MTX-L é a mesma para ambas as unidades 4.2 e 4.9. A extremidade que vai no sensor AFR é diferente. Então você compra o cabo correto para o seu sensor, que é oferecido para venda na página que eu linkei, você atualiza o firmware do MTX-L e pronto.

#6 ·
Parte do meu problema é encomendar um cabo de extensão dos EUA. Não só leva algum tempo, mas eles gostam de nos roubar na postagem. Suponho que eu poderia cortar o plugue existente e emendar no novo sensor 4.9. É melhor certificar-se de que posso atualizar o controlador MTX conforme as instruções antes de seguir este caminho.

Attachments

#8 ·
mude de um sensor Bosch LSU 4.2 para um sensor 4.9, pois eles não são apenas mais precisos, mas também menos propensos a falhas
Os 4.9 são mais frágeis que os 4.2.
Os 4.9 são mais precisos e aquecem mais rápido.

Você não pode simplesmente trocar os cabos para executar um 4.9. Eles exigem firmware diferente (no mínimo).

A melhor coisa que posso sugerir é que você se afaste da Innovate.
A Innovate ainda não é a melhor para problemas de loop de terra e é conhecida por fritar sensores prematuramente.

Use um 14point7 Spartan2 com um 4.9.
Ou um Ballenger Motorsports AFR500.

#9 · (Edited)
Pelo que li, o 4.9 dura mais tempo, pois o elemento é mais fino, mas não propenso a rachaduras como o 4.2. A maioria dos OEMs optou pelo 4.9 e os faz durar mais de 100 mil.

Concordo, no entanto, que o Innovate não é o melhor controlador e é frequentemente a causa de falhas nos sensores. Com o meu modelo, posso alterar o tipo de sensor no software se estiver a usar a versão 1.04, mas caso contrário, terei de atualizar o firmware. Espero passar algum tempo com isto este fim de semana e ver se consigo conectar-me corretamente ao controlador e verificar a versão do SW. Se continuar a ter problemas, vou mudar para outro fabricante como 14pt 7 ou possivelmente AEM.

Obrigado pela ajuda.

#10 ·
Pelo que li, os 4.9 duram mais porque o elemento é mais fino, mas não propenso a rachaduras como os 4.2. A maioria dos OEMs optou pelos 4.9 e os faz durar mais de 100k+.
Não sei onde você está lendo, mas está tudo errado. Os 4.2 também duraram tanto em carros OEM. A diferença é que um OEM gastaria centenas de horas de trabalho descobrindo como manter os sensores em boas condições de funcionamento por essa vida útil. Você vai gastar quanto tempo... 2 horas no máximo? E você não tem controle sobre como o sensor é aquecido, etc. Até a própria Bosch reconheceu que os 4.9 normais são mais fracos e agora fabrica uma versão motorsport do 4.9 que é mais robusta (é claro, pelo dobro do preço).

#11 ·
Este é apenas um artigo que li, os outros são muito parecidos.

Concordo que o controle do elemento de aquecimento e o ciclo são um dos maiores fatores para a vida útil. Conectar o controlador para que ele só esteja ligado quando o motor estiver funcionando ajuda a manter sua vida útil.

Bem, depois de pesquisar, comprei um sensor 4.9 através do Aliexpress. Por volta de US$ 40, vale a pena tentar refazer a fiação do meu plugue existente e reprogramar meu controlador. Se não funcionar, não é um grande investimento e estarei procurando a substituição de todo o sistema.

#12 ·
Seja bom se pudesse relatar como vai, procurando fazer a mesma coisa.

No que diz respeito aos 4.2 e 4.9, o 4.9 é muito mais eficaz no manuseio de temperaturas. Eu estava sintonizando com Nitro e o 4.2 deu um pau depois de cerca de uma hora. O 4.9 nunca teve um problema. Ainda operando sob as afinações Meth e E85.

Há mais informações nesta página do que alguém poderia querer saber o porquê disso..
O que torna o LSU 4.9 superior ao LSU 4.2 não é apenas porque o LSU 4.9 usa um sinal de referência elétrica e o LSU 4.2 usa o ar de referência, mas também porque a Bosch melhorou significativamente todos os aspectos do sensor LSU na versão 4.9 e o tornou um nível de produção em massa, com confiabilidade e qualidade superiores. Mais uma vez, com o LSU 4.9, a Bosch dominou o mercado de sensores de oxigênio na indústria automotiva, como fez antes. Abaixo estão algumas das principais melhorias do LSU 4.9:

1) Elemento de detecção mais fino. Todos os sensores LSU usam tecnologia de filme espesso, o que significa que todo o elemento de detecção é composto por um monte de camadas finas feitas de materiais diferentes. O LSU 4.2 tem uma espessura total do elemento de detecção de 1,5 mm (1 mm = 0,04 polegadas), enquanto o LSU 4.9 tem apenas metade disso. Quão significativo é isso? Pense nisso: existem cerca de 10 camadas de materiais no elemento de detecção, você as espreme em uma espessura de 1,5 mm. Já difícil de imaginar? então você tem que cortá-lo pela metade para o LSU 4.9. Esta é a razão mais significativa pela qual o LSU 4.9 é mais caro que o LSU 4.2. Porque tudo o que é usado para fabricar os sensores LSU 4.2 tem que teoricamente dobrar a precisão para fazer o LSU 4.9! Quais são os benefícios? medições mais precisas e resposta mais rápida! Mesmo o senso comum diz a você que, quando a eletrônica fica cada vez menor, ela tende a ser mais sensível e responder mais rápido!

2) Novo design de tubos de proteção. O elemento de detecção é protegido por um tubo de camada dupla. O LSU 4.9 tem um novo design do tubo interno. Ele tem uma estrutura sofisticada para criar rotações de gás ao redor do elemento de detecção e também bloqueia as gotículas de líquido que atingem o elemento de detecção. Quais são os benefícios? fluxo de gás aprimorado, resposta dinâmica mais rápida e risco de choque térmico significativamente reduzido. Especialmente este último, pois o choque térmico tem sido o inimigo número um do sensor de oxigênio o tempo todo. Ao corrigir esse problema, a Bosch basicamente tornou os sensores LSU 4.9 no nível de produção em massa para as indústrias automotivas. Nas indústrias automotivas, todas as peças devem ser projetadas para pelo menos 10 anos de vida útil. O sensor LSU é o dispositivo de controle de emissões mais importante. Ele deve suportar o ambiente hostil por 10 anos ou mais. Desde 2007, muitos veículos GM, Ford e outros OEM foram equipados com sensores LSU 4.9 para atender aos recentes requisitos rigorosos de emissões. Muito provavelmente, seu veículo tem um LSU 4.9 pelo menos, alguns têm 2 ou mais. E muito provavelmente nenhum deles foi quebrado. Caso contrário, você verá a luz “verificar motor” acesa no painel a primeira coisa.
https://www.ecotrons.com/accurate_lambda_meter/bosch_lsu_49_is_superior_to_lsu_42_sensors/

#13 ·
Sim, esse é o artigo e o link que eu pensei que tinha sido postado acima. Li muito do mesmo em vários artigos, então acho difícil acreditar que o 4.9 seja mais propenso a falhar. É a substituição moderna do 4.2, então duvido seriamente que não seja uma atualização decente.

Uma coisa que descobri é que o resistor de calibração usado nos sensores está localizado no plugue do cabo. Este resistor é alterado por radiação para um valor fixo com base na calibração necessária. Eu estava pensando em cortar o plugue 4.9 e conectar o 4.2, mas agora que entendo como funciona, não posso fazer isso.

Não tenho certeza de qual direção irei, pois a opção Innovate é substituir o cabo de extensão completo de volta ao controlador que corresponde ao seu sensor. Foi uma dor de cabeça executar este cabo e eu teria que obtê-lo do exterior (tempo + $$$), então eu meio que odeio fazer esta opção. Pode fazer uma caixa de junção e fios de jumper para começar e usar uma solução mais permanente mais tarde. O link abaixo mostra as várias configurações da fiação O2.

https://wbo2.com/cable/lsuconns.htm

Vou manter este tópico aberto e relatar minhas descobertas para aqueles interessados ​​em fazer o mesmo ou mesmo entender um pouco mais como este importante sensor funciona.

#16 · (Edited)
Algum sucesso, eu acho......

Tentei recalibrar o sensor e ainda recebi E8 indicando que o sensor está ruim. Baixei o software de programação e consegui me conectar ao controlador MTX imediatamente. Fiz isso porque precisava verificar o software atual para que estivesse acima da versão 1.04, que permite alterar os sensores de 4.2 e 4.9. Feliz por estar usando a versão mais recente, então eu não precisaria recarregar o novo software, bem como o firmware.

A confusão começou quando a programação indicou que eu já estava em um sensor 4.9 ou pelo menos essa era a configuração padrão, não tenho certeza. Indo pela descrição do plugue oval e pelas informações do meu pedido, tenho certeza de que é um sensor 4.2. O cérebro do controlador poderia ficar confuso ou estar me dizendo mentiras, pois me perguntou se eu tinha certeza ao selecionar 4.2 na lista suspensa? Se sim, este pode ser o cerne do meu problema, pois a bateria foi desconectada por alguns meses enquanto eu resolvia um novo alternador. Pergunto-me se o controlador Innovate de alguma forma mudou para o sensor errado, o que causou o problema de falha que estou enfrentando. Plausível ou não?

#24 ·
#25 · (Edited)
Vocês me fazem rir. Os comentários sobre o uso do que é chamado de 'sensor falso' são puramente especulativos, a menos que você o tenha usado pessoalmente e tenha experiência com dados ruins ou altas taxas de falha. Pelo que você sabe, o verdadeiro sensor Bosch pode ser feito na mesma fábrica e ser exatamente o mesmo. Link abaixo de outro fórum que discute onde os itens são feitos e as fábricas oficiais da Bosch na China.

https://forums.mwerks.com/showthread.php?8202849-Bosch-Making-Parts-in-China-or-FAKE

Eu vou suspender meu julgamento até instalar a peça e poder fazer minha própria avaliação. Talvez seja bom para o que eu preciso ou seja um POS. O tempo dirá e eu relatarei os dados reais.

#26 ·
O sensor chegou hoje e, embora tenha demorado mais de um mês e a embalagem fosse muito leve, o instrumento parece idêntico ao da Bosch. Descobri que eu realmente tinha um 4.9 instalado, então trocá-los foi muito fácil.

Após a calibração em ar livre, depois de instalar no DP e fixar o cabo solto, liguei o motor e o AFR chegou a 14,5. Vou fazer uma corrida de ajuste simulada e registrar os resultados para ver o quão próximo ele está do meu sensor original.

O tempo dirá quão preciso é este sensor e quanto tempo ele dura. Eu preciso reformular meu controlador para que ele permaneça ligado quando o motor estiver funcionando. Atualmente, ele desliga quando IGN está desligado, mas o temporizador do turbo mantém o motor ligado por 30 segundos. Acho que isso é ruim para a longevidade do sensor.

Attachments

#27 ·
Levei o carro para uma volta rápida no quarteirão com auto-tune e datalog ligado. Não permiti que o VEAL atualizasse o controlador até que eu dirigisse um pouco e observasse onde minha tabela VE exigia ajustes para se alinhar com minha matriz AFR alvo. Após uma revisão rápida, decidi que havia mudanças mínimas e as leituras de O2 eram bastante consistentes com o sensor anterior. Mudei para atualização automática e continuei por mais alguns Kms.

A primeira impressão é que este novo sensor é preciso e estável. Percebi que ele não pulava e oscilava de alto a baixo como o antigo. Vou rodar com ele por enquanto e parar na oficina Dyno em algumas semanas para testar seu sensor e controlador para verificar os dados. Por enquanto, estou agradavelmente surpreso.